quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BAGUETE RECHEADO


Ingredientes:

150 ml de água morna
1 ovo
100 ml de óleo
½ colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
½ kg de farinha de trigo
½ sachê de fermento biológico seco


Modo de preparo:


Misturar e amassar os ingredientes acima. Ir colocando a farinha aos poucos, porque você pode usar um pouco mais ou menos. Quando desgrudar das mãos está no ponto. Deixar a massa crescer em local abafado por 40 minutos.
Dividir a massa, abrir com o rolo (se for sobre pedra de mármore nem precisa polvilhar farinha, ela não gruda), colocar o recheio e fechar. Não dar muitas voltas feito rocambole pois  a massa cresce menos assim, o melhor é colocar o recheio todo de um lado e dar apenas uma volta.
Pincelar ovo batido, colocar em assadeira untada com óleo e levar para assar em forno preaquecido em 200ºC até dourar por cima.

Importante:

  • Para quem tem máquina de pão é só colocar os ingredientes na ordem acima e ligar no ciclo “massa”. Ela vai amassar e deixar crescer, depois disso, retirar a massa da máquina e continuar o processo.
  • Você pode usar o recheio que quiser, mas cuidado com ingredientes que soltam líquido porque deixam a massa mole. Os que fiz, foram de portuguesa (presunto, queijo, cebola em rodelas, tomate picadinho, azeitona picada, ovo duro em rodelas e creme de ricota) e frango desfiado (frango desfiado bem temperado com adobo, cebola, alho e salsa, açafrão, creme de ricota e queijo).
  • Se quiser colocar parmesão por cima quando estiver quase assado, abra o forno e salpique o parmesão. Volte para o forno por cerca de 5 minutos (se colocar o parmesão antes ele pode queimar).

Rendimento: 2 baguetes grandes ou 4 menores

Receita do site Panelaterapia

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PIPOCA SALGADA SEM AZEITE


Ingredientes:


½ xícara de chá de milho para pipoca
¼ xícara de chá de água
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:


Num refratário alto próprio para microondas colocar o milho para pipoca, a água, o sal e mexer com uma colher. Cobrir o refratário com filme plástico e colocar no microondas na potência alta por 10 minutos.
Retirar o refratário do microondas, descartar o filme plástico e servir a pipoca salgada imediatamente.


IMPORTANTE: Siga a quantidade exata dos ingredientes! Assim que começar a estourar o milho, fique de olho, pois pode haver alteração de tempo de acordo com o modelo, marca e ano do seu micro-ondas! A minha pipoca salgada ficou pronta em 5 minutos!

Receita do Programa Mais Você

MOLHO DE TOMATE


Ingredientes:

4 tomates frescos e maduros
1/2 cebola picada
2 colheres de chá de orégano
4 colheres de chá de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

Fazer um corte em X na base de cada tomate cru. Colocar os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Preparar outra tigela com água e gelo. Retirar os tomates da panela e mergulha-los na tigela. Pelo X, puxar a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.
Para extrair as sementes, cortar os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retira-las com o suco que as envolve. Não enxaguar os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Cortar os tomates em cubinhos.
Numa panela média, colocar os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Levar ao fogo baixo, mexendo sempre, e refogar por 10 minutos.
Retirar do fogo, temperar com o sal, a pimenta-do-reino e acrescentar o azeite.
Em seguida, transferir o molho para um liquidificador e bater por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo.
Aquecer o molho no momento de servir.

Dica de como congelar e descongelar

1. Para esfriar o molho, mergulhar parcialmente a panela em um recipiente com água gelada.
2. Quando o molho estiver frio, transferir para um recipiente rígido, com tampa hermética. Tampar e colar uma etiqueta, identificando o produto e a data do preparo.
3. Levar ao freezer e deixar congelar.
4. Para descongelar, retirar a embalagem do freezer e levar à geladeira. Deixe lá até que o molho se descongele. Depois de descongelado, colocar o molho numa panela e levar ao fogo para aquecer.


Receita do site Panelinha

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BATATAS ASSADAS


Ingredientes:

Batatas
Temperos a gosto
Azeite

Modo de preparo:

Lavar algumas batatas com casca e cortar em 4 partes. Se você optar por batatas menores o tempo de forno será menor e elas tendem a ser mais macias.
Forrar uma assadeira com papel alumínio e regar com bastante azeite. Salpicar um mix de temperos que quiser (cebola, alho e salsa, adobo, pimenta, alecrim, sal...).
Em seguida, esparramar as batatas sobre o tempero e movimentar a assadeira para envolvê-las bem. Levar ao forno pré-aquecido em 200ºC e deixar até dourar. Depois de uns 15 minutos, sacudir a assadeira para as batatas dourarem por igual.

Tempo de cozimento: +- 40 minutos

Receita do site Panelaterapia

terça-feira, 21 de agosto de 2012

TEMPEROS QUE AJUDAM A EMAGRECER


Por Eliane Contreras | Fotos Thinkstock


Se a dieta está lenta e sem graça, capriche no tempero. Há várias opções de ervas e especiarias que, além de deixar os pratos mais saborosos, agitam o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Também combatem a inflamação no organismo diminuindo a resistência à perda de peso. Tem mais: quando você coloca essa turma no prato tende a usar menos sal, o que reduz a retenção de líquido - outro ponto a favor de um corpo enxuto. A nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, autora do livro Fitoterapia Funcional, sugere pimenta- caiena, canela, anis-estrelado, cúrcuma, salsa e orégano. E orienta como usá-los para deixar o cardápio mais gostoso e você feliz com o resultado da dieta!,

1. Orégano

Tem o poder de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos (pão, batata, pizza...), além de funcionar como um tônico digestivo. Também é antioxidante e levemente diurético. Sugestão de uso: pode ser polvilhado em massa, molho, sopa... Também dá para acrescentar no suco (bata 1 col./chá de orégano com 1 copo/200 ml de melancia) ou fazer o chá (ferva 1 copo/200 ml de água e junte 1 col./café de orégano. Deixe descansar por 5 minutos e coe).

2. Pimenta-caiena

Supera a pimenta vermelha em capsaicina - substância que sacia, agita o metabolismo e melhora a circulação. Ou seja, a caiena reduz a fome, acelera a queima de calorias e ajuda a eliminar toxinas. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Sugestões de uso: dilua 1/2 col. (café) de pimenta-caiena em pó em 1 col. (sopa) de azeite para temperar a salada. No suco, misture água de coco (200 ml), suco de 1 limão, 2 col. (chá) de mel e 1/2 col. (café) de caiena.

3. Anis-Estrelado

Mesmo comendo pouco, você sente o estômago pesado? Isso complica qualquer dieta, mas o anis pode ser um aliado. Com substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, ele aumenta a produção de saliva e os movimentos peristálticos, aliviando o peso no estômago. Sugestão de uso: prepare um chá com erva-doce, gengibre, camomila e hortelã. Coe e acrescente 1 anis-estrelado. Beba 15 minutos antes das refeições.

4. Salsa

Tem efeito diurético (especialmente na forma de chá), ajudando a reduzir a formação de gases e o inchaço abdominal. Ainda contém substâncias que favorecem a digestão, limpam o fígado e livram o organismo das toxinas. Sugestão de uso: suco desintoxicante feito com 1 xíc. de chá de hibiscus (use 2 col./chá da erva), 1 maçã pequena e 1 col. (sobremesa) de salsa picada. Bata no liquidificador e adoce com mel. Ou, simplesmente, polvilhe a salsa na omelete, na salada, na sopa...

5. Cúrcuma

Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. E, por ser rica em curcumina - pigmento amarelo-ouro com alto poder anti-inflamatório e antioxidante -, faz bem para a pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo. Sugestão de uso: polvilhe 1 col. (chá) de cúrcuma em pó na comida pronta ou dissolva-a em 1 col. (sopa) de azeite para temperar a salada

6. Canela

Capaz de amansar a fome, especialmente por doce, ajuda você consumir menos calorias ao longo do dia. Já as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias da canela melhoram o metabolismo da gordura. Também reduz os níveis de insulina - hormônio que, em excesso, aumenta a gordura no abdômen. Sugestão de uso: faça uma 1 xíc. de chá de maçã com canela em pau e beba 15 minutos antes das refeições. No café da manhã, polvilhe 1 col. (café) de canela em pó no leite desnatado ou de soja.

Reportagem do site Boa Forma

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BOLO FÁCIL DE CHOCOLATE


PITADINHAS DE SABOR
Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de leite
½ xícara de chá de óleo
3 ovos


Modo de preparo:

Bater tudo na batedeira. Colocar em forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido em 180°C por aproximadamente 30 minutos.


Sugestão de cobertura:

½ xícara de chocolate em pó
1 xícara de chá de açúcar
1colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de leite

Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando, mexendo até engrossar.

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...