segunda-feira, 24 de abril de 2017

IOGURTE CREMOSO

PITADINHAS DE SABORIngredientes:

Iogurte natural

Modo de preparo:

Forrar uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoiar sobre uma tigela alta (se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio). Colocar o iogurte na peneira forrada e deixar drenar na geladeira por cerca de 1 hora - o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência mais firme.
Transferir o iogurte para uma tigela e utilizar a seguir - se preferir, tampe e mantenha na geladeira até a hora de consumir.
Comer puro, com mel, frutas ou até utilizar em receitas salgadas.

Obs: a consistência do iogurte muda de acordo com o tempo de drenagem, quanto mais tempo ficar drenando maior é a quantidade de soro liberado e mais espesso ele fica.


Receita do site Panelinha
http://www.panelinha.com.br/receita/Iogurte-cremoso

terça-feira, 11 de abril de 2017

IOGURTE NATURAL

PITADINHAS DE SABORIngredientes:

1 litro de leite integral tipo A
1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)


Modo de preparo:

1. Retirar o iogurte da geladeira e deixar em temperatura ambiente - ele não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. Preaquecer o forno a 240ºC (temperatura alta) por 15 minutos - após esse período, desligar o forno e deixar a porta fechada para manter o calor.
2. Enquanto o forno aquece, colocar o leite numa panela média e levar ao fogo baixo. Mexer delicadamente com uma espátula por cerca de 15 minutos até começar a formar espuma na superfície. Atenção: não deixe ferver! Nesta etapa é importante mexer para impedir a formação de nata. Se você estiver usando um termômetro culinário, medir a temperatura: o leite deve atingir 90ºC.
3. Transferir o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro - quanto mais calor o recipiente reter, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.
4. Deixar o leite esfriar mexendo de vez em quando, até amornar. Para verificar a temperatura, colocar o dedo indicador dentro do leite - você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é ao redor de 45ºC. Esse é ponto chave da receita: quando muito quente, o leite pode matar os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; quando muito frio, ele não estimula o crescimento e atividade dos mesmos.
5. Numa tigela pequena colocar o iogurte e misturar bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescentar a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.
6. Tampar a tigela com filme plástico e embrulhar num pano grosso ou cobertor - a ideia é manter o leite aquecido. Colocar a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixar por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente). Se preferir prepare na noite anterior.
7. Depois de pronto, levar a tigela com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Consumir puro, com mel ou frutas.


Duração: até uma semana na geladeira.

Receita do site Panelinha

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...